Qual é o segredo para perder peso permanentemente?

perder_peso

Você provavelmente conhece alguém, ou talvez você mesmo tenha experimentado isso, fazer dieta (ou várias) apenas para descobrir que, depois de subnutrir o corpo durante a dieta, todo o peso volta ou até mesmo aumenta, que é o que as pessoas chamam de “efeito sanfona”. O fato de que dietas de baixa caloria tradicionais não funcionam tem sido comprovado pelas estatísticas apresentadas pelo Dr. Luc Van Gaal, professor de Medicina, Departamento de Endocrinologia, Diabetologia e Metabolismo do Hospital Universitário de Antuérpia, na Bélgica. Suas estatísticas mostram que menos de 5% de todos os casos de sucesso na perda de peso de forma mais permanente.

Pode haver muitas explicações verdadeiras para isso. Aqui estão duas das mais simples:

Quando nos subnutrimos o nosso corpo ele aprende a se tornar mais econômico com a energia, diminuindo o metabolismo e armazenando gordura. E quando voltar a uma dieta normal adequada, o organismo aprendeu a sobreviver com menos calorias, causando, assim, o ganho de peso.

Outra explicação é que as pessoas voltam aos seus hábitos alimentares fundados subconscientemente quando terminar a sua dieta.

O problema é que a medicina alopática é baseada em uma visão newtoniana de nossos corpos. De acordo com o Dr. Richard Gerber (autor de Medicina Vibracional) o corpo é concebido como uma grande máquina, que é controlado pelo cérebro e pelo sistema nervoso. Apesar de vivermos no século 21 ainda não temos verdadeiramente começado a pensar em termos de mecânica quântica para resolver os desequilíbrios corporais. Parece ser difícil aceitar o paradigma de Einstein. Einstein é citado por ter dito: “O campo é o único que governa a partícula.”. Desde que Einstein utilizou o termo a ‘partícula’ para representar a ‘matéria’, ele está reconhecendo que o campo controla a nossa realidade física (o campo se refere ao campos energéticos ou o ambiente de energia) que nesse contexto aponta para desequilíbrios energéticos. De acordo com o Dr. Gerber “… medicina vibracional vê os seres humanos como redes de complexos campos de energia que interagem com sistemas físicos /celulares. Medicina Vibracional utiliza formas especializadas de energia para afetar positivamente esses sistemas que podem estar fora de equilíbrio … ” . A teoria é que as energias do corpo são afetadas pelas emoções, estados mentais e programas subconscientes.
Tenho certeza de que qualquer pessoa concordará que a mente afeta o nosso corpo, de alguma forma ou de outra, que os nossos corpos são afetados pelas emoções e estados mentais.

Em um artigo na TIME – Saúde e Família chamado “Bypassing Obesity for Alcoholism: Why some Weight-loss surgeries Increase Alcohol Risk” (link: http://healthland.time.com/2011/05/20/bypassing-obesity-for-alcoholism-why-some-weight-loss-surgeries-increase-alcohol-risk/#ixzz2jIiO0BDf ), novos resultados adicionam a pesquisas que sugerem que para algumas pessoas, o álcool e a comida são vícios suplentes, que mais uma vez no meu ponto de vista nos dá a dica de que precisamos abordar nossos padrões de comportamento subconscientes. À medida que a mente e o corpo não podem ser separados, o paradigma parece estar mudando para uma abordagem holística, integradora para lidar com a questão de controle de peso.

O segredo para perder peso permanente encontra-se em ajustar nossos “programas comportamentais” subconscientes para “comportamentos da pessoa magra” – motivando o cliente a fazer mais exercício, comer comida mais saudável, comer menos e lidar com comportamentos compulsivos.

Isto pode ser feito por meio de psicoterapia holística, principalmente hipnoterapia, mas também o Banco Mental, PNL, EFT entre outras técnicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s