Homeostase – a força que impede mudança

homeostase

Homeostase está presente em todos os sistemas biológicos e psicológicos, incluindo o corpo humano, grupos de pessoas, organizações, sistemas famíliares.Homeostase está presente  na mente humana.

No corpo humano, é o processo pelo qual o corpo tenta manter um estado de equilíbrio estável fisiológico. O corpo precisa manter a homeostase, para permanecer vivo. Exemplos simples disso são: sudorese para resfriar o corpo e manter a temperatura estável, tremor no frio para produzir movimentos musculares e aquecer o corpo.

Na psicologia é a tendência de um sistema a voltar ao que era. Isto é verdadeiro para famílias e grupos de pessoas que compartilham valores.

O interessante é que, mesmo a mente humana opera de acordo com o princípio da homeostase. Nosso programa subconsciente, o nossa roteiro da vida, as crenças que estão no subconsciente, são os modelos para comportamentos, o  que o indivíduo deve fazer. A mente subconsciente opera para nos proteger de acidentes e perigos quando não estamos prestando atenção conscientemente, para manter-nos vivos ou para nos proteger de traumas que não estão prontos para ser aceitos.

O problema é que nem  toda a programação (crença) na mente subconsciente é boa para você. Um exemplo disso seria alguém que come demais porque ele ou ela aprendeu quando criança  que tem que “comer tudo para que você possa crescer saudável e forte”. Isso pode ter servido na infância, mas agora pode  até ser  um risco de vida, mas mesmo assim, o subconsciente acredita que a pessoa precisa comer muito para se manter vivo. Até o momento que a crença subconsciente tiver sido substituída, ele vai reagir ao que já está lá e manter o comportamento como ele é (homeostase).

A hipnoterapia pode ser utilizada para vencer a homeostase, mas você pode colocar-se no controle utilizando o Banco Mental e ser bem sucedido em tudo o que você quiser.

Venha fazer o próximo Workshop Banco Mental !  Faça a sua inscrição aqui: http://loja.baixehipnose.com.br/o-banco-mental/workshop-banco-mental-23-fevereiro-2013.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s